CULTURA NA PERIFERIA
Grupo Charme Caboclo da show de cultura no bairro da Pratinha.
O bairro da Pratinha em Icoaraci, sempre foi visto como bairro violento, mas tudo isso esta sendo mudado, jovens crianças e adultos do bairro, estão querendo mudar isso. O Grupo Charme Caboclo, que foi criado em 1998, na capela do Sagrado Coração de Jesus durante a festa do padroeiro, a festividade acontecia mas faltava algo mais para abrilhantar tal festa, foi então que Rosiane teve a idéia de montar uma algumas danças como: Siriá, Xula e Lundu, doze jovens fizeram a alegria na festa do padroeiro.
Surgiram vários convites para se apresentar em outras comunidades do bairro, a partir daí então o grupo ficou conhecido como “O grupo da Capela”. Já em 1999, surgiu o nome Charme Caboclo.
“Éramos gordinhas, mais muito charmosas, vimos que não era preciso ser tão bonita para fazer folclore, bastava ter o charme de paraense para poder dançar” diz Rita de Cássia, Coordenadora do grupo.
Hoje o grupo conta com 37 integrantes, e como muitos grupos vivem de seu próprio sustento.Relembrar a cultura, levar alegria e fazer do folclore instrumento de inclusão social, é isso que o grupo proporciona a todos do barro da Pratinha e dos lugares por onde passam, a arte a dança a pesquisa e o conhecimento da cultura paraense. É com esse objetivo somado a humildade e respeito é que o grupo esta conquistando seu espaço no folclore paraense, não com a intenção de ser mais um concorrente e sim de ser divulgador da cultura paraense, “ acreditamos que mesmo com todas as dificuldades que existem nos do charme caboclo conseguimos levar nosso jeito de fazer folclore a muitos lugares como 44º FEFOL (Festival Nacional de Folclore de Olímpia- SP) em 2008, o maior festival folclórico do Brasil, e não vamos para por ai, temos novos objetivos e metas a cumprir, devagar vamos caminhando, e com um sonho de um dia podemos tirar do papel nosso grande projeto cultural para o bairro da Pratinha e adjacentes. “CASA CABOCLA”
É desse tipo de estimulo que bairros de periferia precisam para mudar sua realidade, e grupo esta de parabéns pelo trabalho que vem fazendo no bairro da Pratinha.
Por: Higor Patrick Feitosa (Técnico em Comunicação Social)
Fontes: Rita de Cássia Sena Dias (Coordenadora)
Alessandro Silva Lobato (Músico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário